Como emitir seu passaporte

Você pretende realizar uma viagem internacional? Já tem o seu passaporte em mãos? Caso não tenha ou se ele está vencido porque você não lembrava dele há tempos, preparamos aqui o passo a passo para facilitar a sua vida na emissão de um novo passaporte. 

O passaporte é emitido pelo país que você é considerado cidadão e é válido como um documento internacional. Nele terão os registros de entradas e saídas dos países que visitará, além de vistos referente a países que requerem essa etapa para ingresso.

Aqui as informações serão referentes a emissão do passaporte brasileiro para cidadãos que moram no Brasil.

Documentos necessários para emitir o passaporte

  • Documento de identificação (RG) e CPF;

  • Passaporte anterior – se houver; 

  • Certidão de Casamento – caso tenha alterado seu nome;

  • Certificado de Naturalização, para os estrangeiros naturalizados;

  • Comprovante de situação eleitoral regular – confira a sua no site do TRE;

  • Homens com idade entre 19 a 45 anos (que completam no ano de emissão), devem estar regulares com o exército – confira a sua situação com o Serviço Militar aqui.

Menores de 18 anos

  • Autorização dos responsáveis para emissão do passaporte – modelo aqui;

  • Fotografia facial para menores de 5 anos – especificações aqui.

Como realizar o preenchimento do formulário solicitante

Após reunir os documentos, você deverá acessar o site da Polícia Federal, que é o órgão responsável pela emissão de passaporte e preencher o formulário. 

O processo é simples, em apenas quatro telas você preencherá tudo que é necessário: dados pessoais, documentos, dados complementares e revisará os dados para envio.  

Ah! Lembre de não utilizar o botão de “voltar ou avançar a tela” do seu buscador jamais, e sim o da própria tela do site, assim você evitará de perder todos os campos preenchidos. 

Após o preenchimento dos campos, na última tela você deverá conferir todos eles e caso precise alterar algo é só clicar no botão “anterior” ao final da tela. Feito esta etapa, siga para a próxima! Será gerado um protocolo com a sua solicitação e o boleto de Guia de Recolhimento da União, o famoso GRU. Veja mais detalhes sobre ele no tópico a seguir.

Pagamento do boleto/GRU

Quando tiver finalizado o preenchimento, o boleto da GRU será gerado automaticamente. Efetue o pagamento até a data de vencimento informado no documento. Atualmente a taxa de emissão é de R$257,25 e pode ser pago em lotéricas, redes bancárias ou nos canais de pagamento via internet de sua preferência. 

Somente após o pagamento é que você poderá ir para a próxima etapa: agendamento. 

Normalmente a liberação do agendamento acontece no dia seguinte do pagamento, a depender do tempo de compensação bancária utilizada.

 

Agendamento da emissão

Após o pagamento, confira se já está disponível a opção de agendamento no site da Polícia Federal. Caso ainda não, aguarde de 24h a 72h úteis para que esta sessão se abra para você. Lembre-se que você precisará logar com e-mail e senha feito ao se cadastrar no site e que essa opção estará disponível, conforme o prazo de compensação bancária.

No ato do agendamento aparecerá a opção para escolher a quantidade de pessoas. Se estiver agendando para mais de uma pessoa, você pode agendar todos de uma só vez.

Você deverá informar o CPF, número do protocolo e data de nascimento de cada um. Em seguida, o sistema lhe informará quais os pontos de agendamento mais próximos da sua cidade e as disponibilidades de datas. Atenção! Durante um período de 30 dias você poderá agendar e desmarcar somente duas vezes. 

 

Posto da Polícia Federal

Conforme o dia e horário escolhido, compareça com a documentação que você reuniu na primeira etapa do processo, e por segurança também leve o comprovante de pagamento da GRU. Importante chegar com 20 a 15 minutos de antecedência para não correr o risco de se atrasar.

A triagem é rápida e o serviço é feito por senha. Na sua vez será coletado impressões digitais, assinatura e foto de rosto. Quando finalizado você receberá um número de protocolo com as instruções de retirada do passaporte. Você poderá acompanhar o processo aqui.

Última etapa: retirada do passaporte

Dentro do prazo previsto e após acompanhar a sua solicitação, dirija-se novamente ao posto da Polícia Federal onde se apresentou para a retirada. Fique atento aos horários, pois eles costumam ser restritos.

Para fazer a retirada não esqueça de levar a sua identidade original e para menores de 18 anos é necessário o responsável. Lembrando que somente o titular poderá retirar o documento.

Após 90 dias, se não comparecer para retirada do passaporte, o mesmo será cancelado. A validade do documento é de 10 anos.

Agora que você tem o seu documento em mãos, você poderá desbravar o mundo! Se você quer uma ajudinha para planejar suas aventuras, conheça a Personalize Sua Viagem, nós podemos personalizar roteiros especialmente para você, além de emitir passagens aéreas, seguro viagem, agendar hospedagens e demais serviços. 

 

Entre em contato conosco e nos siga nas redes sociais para saber mais.